terça-feira, 3 de novembro de 2009

Beijo

Beijo..beijo..beijo.
Os primeiros registros sobre o beijo são antigos de 2.500 a.c. na Índia e hoje ele está por todos os lados nas ruas, filmes, novelas ...e como beijar é bom e todos gostam dedico um post ao BEIJO!

A palavra beijo vem do latim basium, que significa "toque dos lábios".

Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida.
O beijo nos lábios é um símbolo de afeição romântica, entre amantes e apaixonados, como prova da paixão.

Diz-se que na antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates, era uma espécie de prova de reconhecimento.
Aliás, os gregos adoravam beijar, mas foram os romanos que difundiram a prática, os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.

Na Escócia, era costume o PADRE beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia de casamento, acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar TODOS os homens na boca, em troca de dinheiro.
Na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher.
Já na Itália, se um homem beijasse uma mulher em público, era obrigado a casar imediatamente.

No kamasutra são relatadas 30 formas de beijar diferentes.
No cinema o primeiro beijo foi no filme Wings de 1927, com a cena de 2 homens beijando-se no rosto, depois em 1942 o Casablanca emocionou audiências do mundo inteiro com a cena do beijo de despedida que o personagem de Rick e Ilsa. Em 1955 a Disney lança A Dama e o Vagabundo e atrai fãs com a cena em que os personagens titulo se beijam enquanto comem um macarrão espaguete simultâneamente. O Adivinhe quem vem para o jantar de 1967 causa polémica com o beijo entre um personagem masculino negro e uma mulher branca. Em 2002 no Spider-Man Mary Jane beija o homem aranha de ponta cabeça e em 2005 quando parece que já estamos acostumados com o beijo o filme Brokeback Mountain causa furor em praticamente todos os lugares do mundo em que foi lançado. A cena do "susto" acontece quando Ennis reencontra Jack pela primeira vez em anos, e se beijam imediatamente.
Mas essas são apenas algumas cenas de beijos famosos.

Como eu disse acima beijar é bom e todos gostam...e também sempre emociona. Afinal é impossivél a gente ver um beijo na rua, em foto ou na tv e não sentirmos nada. As vezes dá alegria, as vezes tristeza, inveja, raiva...o fato é beijo desperta sentimentos em quem vê..quem beija e é beijado.

Falar de beijo é muito bom, só não tão bom quanto beijar e por isso este post já está ficando meio grande, sendo assim me despeço...beijinho, beijinho e tchau..tchau! ..beijomeliga! kisses! Bjo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário